
O Desafio
O desafio proposto pelo Programa de Formação FCamara foi desenvolver uma solução com o propósito de organizar a reabertura dos escritórios, levando em consideração não apenas os usuários, mas também as medidas e normas de segurança impostas.
​
Durante o período de 15 dias nosso squad desenvolveu a solução passando por todo processo de UX, bem como, utilizando algumas metodologias ágeis como Scrum.
“Como desenvolver uma solução para o retorno aos escritórios, de forma segura para o funcionário e para a empresa?”

Desk Research
O primeiro passo no nosso projeto foi buscar entender o contexto em que os usuários estão inseridos por meio de desk research.
O FUTURO DO HOME OFFICE?
Com a chegada da pandemia, a cultura Home Office, antes tímida no Brasil, ganhou protagonismo no cenário nacional. Entretanto, a modalidade não é para todos, ou talvez não para todos os momentos.
Embora apresente alguns benefícios para as empresas como a redução de custo e um certo aumento na produtividade dos funcionários, existe um outro lado do Home Office que apresenta desafios englobando desde aspectos físicos até o de saúde mental.

43,7% das pessoas entrevistadas alegam que a distância gerou um sentimento de desconexão e instabilidade . Os participantes da pesquisa passaram a sofrer com:
​
-
Quadros de ansiedade
-
Depressão
-
Dificuldade de concentração
-
Solidão
-
Claustrofobia
Pesquisa realizada pela Workana

Diante dessas petições, o modelo híbrido é visto pelas empresas como a melhor solução. Segundo pesquisa realizada pela companhia de coworking WeWork com a consultoria Workplace Intelligence aponta que 53% dos funcionários desejam trabalhar três ou mais dias em casa por semana.
​
O que fazer então?
Diante dessas petições, o modelo híbrido é visto pelas empresas como a melhor solução. Segundo pesquisa realizada pela companhia de coworking WeWork com a consultoria Workplace Intelligence aponta que 53% dos funcionários desejam trabalhar três ou mais dias em casa por semana.
Benchmarking
Com o objetivo de compreender melhor as opções oferecidas no mercado como solução para o nosso desafio e identificar as oportunidades, realizamos uma análise dos concorrentes.

Pesquisa Quantitativa:
Para essa etapa de validação utilizamos a ferramenta Google Forms. O questionário ficou disponível por 2 dias. O formulário foi enviado para os colaboradores da FCamara.
​
Confira os pontos mais relevantes que destacamos:

Pesquisa Qualitativa:
Para essa etapa de validação realizamos entrevistas com colaboradores. As entrevistas foram realizadas através de chamadas de áudio pelo aplicativo Discord.
​
Através das entrevistas tivemos a possibilidade de aprofundar perguntas realizadas na etapa quantitativa e assim alcançar as seguintes conclusões:


Personas e Jornadas
Após realizar o Desk Research, elaboramos duas proto personas e suas respectivas jornadas, que posteriormente foram validadas e refinadas por meio dos resultados obtidos pelas pesquisas, resultando nas personas e jornadas finais, demonstradas abaixo:





Priorização das ideias
De acordo com os resultados coletados pelas pesquisas, utilizamos a Matriz Esforço x Impacto para priorizar ideias e soluções.
​
Observando o contexto de uso e a escalabilidade, optamos pela criação de uma dashboard. O modelo oferece uma centralização das ações e informações, uma diminuição do fluxo do usuário na ação específica que deseja realizar, além da integração facilitada com outros sistemas.
​
Diante os resultados da priorização, listamos as principais funcionalidades que atenderem melhor as dores dos usuários:
​
-
Reserva de estação de trabalho individuais, com ou sem equipamentos disponibilizados.
-
Reservas de salas de reuniões por horários
-
Agendamento e Cancelamento com o máximo de praticidade
-
Informações sobre os colegas


User Flow
Com base nas funcionalidades definidas, criamos um fluxo de usuário que ilustra como seria a navegação dele pela plataforma.
​
Clique aqui para visualizar o fluxo de usuário completo com as descrições das telas e suas respectivas funcionalidades.

Wireframes
Com as ideais priorizadas, elaboramos o wireframe com detalhes para nos orientar na construção do protótipo de Alta Fidelidade.

Primeiro Teste de Usabilidade:
Com o Wireframe pronto, realizamos o primeiro teste de usabilidade com 7 usuários, os quais tinham como missão:
-
Reservar uma estação de trabalho individual
-
Reservar uma sala de reuniões
-
Realizar o cancelamento de um dos seus agendamentos.
Feedbacks protótipo de média fidelidade:
-
Durante essa primeira rodada de testes de usabilidade tínhamos como objetivo:
-
Descobrir se os usuários possuíam dificuldades ou dúvidas no funcionamento da plataforma e quais seriam elas.
-
Descobrir se as informações disponibilizadas eram suficientes para auxiliar os usuários na finalização de suas tarefas.
-
Validar o fluxo do usuário
-
Analisar o tempo de desenvolvimentos das tarefas propostas ao usuário
Sobretudo, entender se as funcionalidades oferecidas supriam as necessidades dos usuários, para que, dessa forma, pudéssemos definir o que manter, melhorar, destacar ou incluir no protótipo de alta fidelidade.
​
Alguns feedbacks importantes que recebemos:
-
Disponibilização de um Onboarding explicando rapidamente a plataforma
-
Ajustes e adição de botões
-
Indicação das etapas do processo durante o uso
-
Melhorias nos textos das perguntas do formulário de primeiro acesso (UX Writing)
Identificamos ainda, dificuldades do usuário em entender o fluxo do agendamento dentro da aplicação. A principal dificuldade era entender que a data devia ser selecionada antes da estação de trabalho.
Styleguide
Por se tratar de um produto interno, de uso exclusivo, optamos pelo uso do Brandbook do Grupo FCamara, com algumas adaptações para melhorar a experiência do usuário com a nossa interface.


Protótipo de Alta Fidelidade
Com os resultados da primeira rodada de testes, fizemos os devidos ajustes para o protótipo de alta fidelidade, optamos por introduzir um tutorial no primeiro uso, visando elucidar possíveis dúvidas do usuário em relação ao fluxo de agendamentos.


Teste de Usabilidade
No primeiro teste de usabilidade, realizado com o wireframe, o principal empecilho foi assegurar que o fluxo do agendamento estaria claro o suficiente sem a necessidade de inserção do tutorial. Entretanto, foi observado que os usuários pulavam o tutorial, ou não o seguia por completo, desse modo a dificuldade se mantinha.
​
Diante dessa realidade, optamos por excluir o modelo de calendário adotado no protótipo de média fidelidade e bloquear o mapa, incluindo nele uma interação que indicasse as etapas do processo de agendamento.
​
Com os devidos ajustes, rodamos mais um teste de usabilidade com novos usuários. Dessa vez, não houve nenhuma dificuldade relacionada ao fluxo de agendamento e notamos uma melhora considerável no tempo de execução das tarefas

Teste de Acessebilidade
Realizamos também testes de acessibilidade dentro do projeto, simulando, por meio do software Color Blind, a perspectiva da visão dos usuários daltônicos, considerando ainda todas as variações disponíveis como demonstrado abaixo.

Veja o nosso video pitch clicando aqui, e o vídeo de funcionalidades aqui.
Próximos Passos:
-
Desenvolvimento de aplicativo mobile
-
Integração com outros sistemas da FCamara
-
Integração com os aplicativos Microsoft
-
Check in e Check out via QRcode
-
Aperfeiçoamento do mapa dos escritórios
-
Aperfeiçoamento da interface

Conclusão e aprendizados
É difícil de acreditar que em apenas 15 dias tanta coisa aconteceu, projetar e desenvolver a Orange Space foi um grande desafio, mas sobretudo uma grande oportunidade de nos conectarmos e trabalharmos juntos e entender como funciona um trabalho em equipe multidisciplinar.
​
Sabemos que nosso produto tem muitos pontos que podem ser melhorados, mas temos muito orgulho do que aprendemos com ele.
​
Nós sabíamos que dentro do Programa de Formação da FCamara teríamos uma grande evolução profissional mas não esperávamos que o impacto seria ainda maior em nossa evolução pessoal.